Margarina seria mais saudável do que a manteiga. Se a margarina não contiver gordura trans em sua composição ela se torna mais benéfica do que a manteiga. Caso contrario, é melhor optar pela manteiga. Portanto, deve-se observar o rótulo.
Comer manga com leite faz mal. Essa crença surgiu a partir da escravidão. Os senhores de engenho inventaram o mito para impedir que seus escravos não consumissem as mangas da propriedade nem tomassem o seu leite.
Espinafre é um super-alimento. É uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B. É importante para a formação de sangue, formação dos ossos e dentes, construção muscular, coagulação do sangue, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções.
Arroz e feijão fazem bem para os dentes. Quando o arroz e o feijão são preparados com água tratada com flúor, os grãos acabam absorvendo o elemento químico e desta forma protegem a saúde bucal.
Cafeína acelera o metabolismo. No entanto, não confie apenas nisso se o seu interesse for a perda de peso. A aceleração provocada pela cafeína é pequena e temporária. A vantagem da cafeína é que ela pode proporcionar um pique extra. Para aqueles que já estão habituados a consumi-la diariamente, não traz efeito algum.
Dieta não reduz o número de células adiposas. As células de gorduras são produzidas durante a infância e adolescência, permanecendo vivas para sempre. Mesmo emagrecendo, as células apenas diminuem de tamanho, e o número continua igual. Por isso, crianças e adolescentes que foram obesos, na fase adulta apresentam maiores chances de voltarem a ganhar peso, devido ao número elevado de células existentes.
Comer assistindo TV engorda. A TV nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. As refeições devem ser realizadas em lugares calmos e os alimentos devem ser mastigados lentamente, para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.
Dormir pouco engorda. A redução de horas de sono desencadeia mecanismos que estimulam a glândula suprarrenal a produzir mais cortisol, um dos hormônios que aumentam em situações de estresse. Dessa forma, o cortisol prepara o organismo para o perigo iminente e, para tanto, ajuda a acumular gordura, em especial gordura abdominal, que é a mais maléfica para a saúde.
Carne vermelha faz mal e bem a saúde. A carne vermelha bovina é uma fonte importante de proteína, ferro, zinco e vitamina B12. As quantidades de ferro e vitamina B12 nela presentes nem se comparam às da carne branca. No entanto, o consumo elevado tem sido associado a um maior risco de doenças coronarianas, devido ao alto teor de gordura saturada presente no alimento. Assim, para aproveitar seus benefícios, o melhor é ingerir a carne bovina três vezes por semana e optar por carnes vermelhas mais magras, como patinho, alcatra, maminha, etc.
O salmão é mais calórico que o frango grelhado. O salmão é rico em gorduras boas (ômega 3), que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer. Por isso, se torna mais calórico quando comparado com o frango.
Castanha do pará e de cajú, quando consumidas em pedaços perdem suas propriedades. O principal nutriente encontrado na castanha é o Ômega-6, que é uma gordura que pode ser facilmente oxidada (perdida). Quando a fruta oleaginosa já é comprada em pedaços, essa oxidação se torna mais frequente, pois o meio de exposição se torna maior. Mas nutrientes como vitaminas e minerais podem ser conservados.
Na composição do sushi há bastante açúcar. Para que o arroz fique com uma consistência ideal para a preparação do sushi é acrescentado açúcar. Para 1 xícara de arroz é necessário 1 colher de sopa cheia de açúcar.
Chá de boldo é bom para ofígado e melhora a ressaca. O chá de boldo apresenta propriedades desintoxificantes e é recomendado para casos de desconforto digestivo e do fígado. Seu princípio ativo é a boldina, um alcaloide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas. O boldo ajuda na digestão dos alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.