Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Partilhe esta Página

Link patrocinado

ANÚNCIO BANNER A PARTIR

DE R$ 19,99

Clique Aqui

Ecover 

Cursos na Área de Nutrição
Cursos Online 24 Horas

Nosso site contém 90 páginas.

Desde: 06/02/2014

 


NUTRIÇÃO ESPORTIVA
NUTRIÇÃO ESPORTIVA

  Nutrição esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em: nutrição, fisiologia e bioquímca no esporte e atividade física. Os principais objetivos da nutrição esportiva são: promover saúde; melhorar o desempenho e otimizar a recuperação pós-exercício.

 

A nutrição esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada ao curso de Educação Física e ao curso de Nutrição (Lollo et al., 20041 ). A alimentação é responsável por manter nossa produção de energia estável de maneira a possibilitar todas as reações orgânicas em nosso corpo e fazer com que seja possível crescermos. Nosso corpo é estruturado basicamente por água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes precisam ser fornecidos ao organismo pela alimentação.

 

Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento), aumento de força ou hipertrofia muscular.

 

Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento. Obviamente depende-se da modalidade esportiva em questão, para um maratonista a nutrição esportiva é muito mais importante que para um atleta do tiro com arco. Neste caso, a psicologia esportiva provavelmente será o segundo fator mais importante.

 

Por apresentarem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo basal de cerca de 5% maior do que os sedentários. Devido ao treinamento, para uma mesma carga, um treinado tem um gasto menor de energia.

 

 


 

ALTA INGESTÃO DE PROTEÍNAS TRAZ BENEFÍCIOS?


Alta ingestão de proteínas: será que essa alta ingestão traz mesmo benefícios? Alta ingestão de proteínas: será que essa alta ingestão traz mesmo benefícios? É prejudicial para o organismo? Quando falamos de nutrição esportiva não tem como não citar os famosos Shakes de proteína, que são hoje em dia o tipo de suplemento mais vendido no mercado. Desde atletas profissionais até o indivíduo que entrou na academia semana passada, todos eles já estão com o seu shake de Whey Protein ou de outros tipos de proteína.

A proteína tem papel fundamental na alimentação de qualquer individuo. Quando falamos de atletas ou pessoas fisicamente ativas, podemos ressaltar que a sua principal importância seria a construção e manutenção da massa muscular. Como nossos músculos são feitos de proteína e o nosso corpo não fabrica quantidades suficientes de proteína para a manutenção e/ou ganho de massa muscular, temos que fazer a ingestão através da alimentação comum e/ou de suplementos alimentares.

 

Sem sombra de dúvida, a suplementação proteica pode trazer ótimos resultados para praticantes de diversas modalidades esportivas. O problema é quando usar, a hora certa, se você realmente precisa dessa suplementação ou não. Tudo depende de como esta o resto da sua alimentação. Antes de continuar, quero acabar com esse Mito que todo mundo falar que comer proteínas em excesso faz mal a saúde, especialmente aos rins. Esse é um dos maiores mitos da nutrição, isso quando falamos de indivíduos saudáveis, pessoas que não possuem nenhum problema renal ou outras patologias que podem levar a uma sobrecarga da função renal como a diabetes. Então só para deixar bem claro, pessoas saudáveis, sem nenhuma patologia, não terão problemas renais pelo excesso de ingestão de proteína. Os rins podem sobrecarregar? De certo modo sim, mas chamamos isso de uma mera adaptação fisiológica, o sistema renal acaba se adaptando a esse aumento de filtração. Mas nem por isso vamos sair por ai nos enchendo de proteína sem saber a quantidade certa que estamos ingerindo, até porque proteína em excesso também vira gordura.

Para que a suplementação proteica tenha efeito, você deve saber o horário de ingerir cada tipo de proteína, albumina, Whey Protein, caseína e outros tipos de proteína. Como cada uma tem um tempo de absorção diferente cada uma traria mais benefícios se usadas em horas estratégicas. E também tudo depende da quantidade geral de proteína que você ingere no seu dia através da alimentação normal, se tiver ingerindo grandes quantidades vai estar jogando dinheiro fora e ainda podendo ganhar um pouco de tecido adiposo. Se tiver usando esse tipo de suplementos e não tiver uma alimentação balanceada, no geral você vai estar ingerindo uma quantidade de proteína relativamente baixa que não te trarão os efeitos desejados.

Antes de usar qualquer tipo de suplemento, consulte um nutricionista, só ele esta capacitado para te indicar algum produto conforme os seus objetivos e a sua alimentação. O nutricionista é o único profissional por lei que está autorizado a prescrever dieta. Não se esqueçam disso. Ao invés de saírem gastando fortunas com suplementos importados de embalagens bonitas e atraentes consultem um profissional.

(Responsável: Nutricionista Esportivo Bruno Brown | CRN 09101026)

 

  Aqui fica um resumo de tudo o que você irá aprender:

- Como Usar os Nutrientes Fundamentais na Nutrição esportiva
 - Aprendendo a Calcular o Gasto Calórico
 - Aprendendo a Estruturar o Cardápio Ideal
 - Esquema Por Modalidade Esportiva
 - Aprendendo as Instruções Gerais Para Cada Objetivo
 - Os Alimentos-Chave na Dieta
 - Sugestões Pré e Pós Treino
 - O Que Comer nos Intervalos
 - A Importância da Hidratação
 - Dicas de Reeducação Alimentar
 - A Utilização Correta dos Suplementos
 - Exemplo de Cardápios
 - O Que Você Não Pode Esquecer no Supermercado

 

 

Leia mais...

Dieta e a importância dos detalhes

Carboidratos - Sua importância e funções

Suco de beterraba - Bom para resultados nos treinos