Muitas pessoas acham que sabem montar um cardápio ou uma suplementação adequada, e quando chegam até a mim se surpreendem com a quantia de erros que cometiam e como esses erros atrapalhavam nos resultados, e quando esses são arrumados as diferenças aparecem. A grande questão que sempre cito é interação entre os hormônios e a nutrição, assim como a interação entre macro e micronutrientes.
Pode haver uma grande diferença de resultados entre duas dietas com a mesma suplementação e alimentos. Se os alimentos e a suplementação forem encaixados da maneira mais correta possível os resultados são totalmente diferentes. As pessoas se preocupam muito com a porcentagem dos macronutrientes e o valor adequado de kcal, porém a hora e a combinação de cada nutriente exerce um papel tão importante quanto. Existem aqueles que pensam só em kcal, misturam todos os nutrientes até atingirem as kcal diárias, esse modo de fazer dieta teoricamente funcionaria, porém o organismo não funciona de maneira tão perfeita para maioria.
Vamos a um exemplo de um erro grave que as pessoas costumam cometer: “Juntar fontes de gordura com fontes de carboidrato em uma refeição”. Quando se come carboidratos o pâncreas libera insulina e ela carrega os nutrientes para célula, se tiver gordura provavelmente ela vai para o tecido adiposo (obviamente que quanto menor o IG do carboidrato menor a liberação de insulina, assim como a quantidade de fibras, proteínas, gorduras e sensibilidade/resistência do individuo a ação da insulina).
Os amantes da contagem de kcal falam que isso não é problema, pois o organismo está em constante processo de armazenamento e quebra de tecido adiposo, e o que vai importar será o balanço energético diário, porém a teoria não vira pratica em vários casos. A pessoa acumulou essa gordura e nem sempre irá mobiliza-la como recurso energético mais tarde, e tudo isso tem a ver com Hormônios( insulina, tireoide, crescimento e outros)
Vemos isso na pratica diariamente, existem inúmeras pessoas com sobrepeso que simplesmente não extrapolam as kcal, elas apenas acumulam uma hora ali outra aqui, e não tem o sistema hormonal adequado assim como as outras refeições diárias adequadas em ordem para mobiliza-las depois. E justamente essa falta de sinergia fazem com que a pessoa tenha mais e mais problemas hormonais, e isso vira um ciclo. Eu dei o exemplo mais simplório possível, mas existem diversos outros e até certos alimentos que as pessoas consomem que acham normais e saudáveis que alteram todo o sistema a curto, médio e/ou a longo prazo, e isso não é detalhe.
Em suplementação é a mesma coisa, o indivíduo pode ter glutamina, BCAA, vitaminas, minerais e o que for na sua dieta, se eles não tiverem na hora certa e com interações corretas, ele não vai tirar nem metade do proveito desses. Até quando a pessoa usa algum aminoácido para tentar melhorar sono/concentração/bem estar ele tem que ser ajustado na dose certa para cada objetivo correto, um exemplo é a taurina que é tão usado no meio esportivo, que consegue ter efeito benéfico e maléfico com doses MUITO semelhantes.
Na área Medica também vemos isso com os chamados OFF label, onde o médico receita um medicamento que é utilizado para tratar uma doença X mas que em doses diferenciadas pode ter ações benéficas em alguma doença totalmente diferente. Concluindo, quando entramos a fundo nesse mundo, vemos o quão complexo e trabalhoso é tentar fazer algo próximo da perfeição e vemos que os a palavra detalhe tem um peso, e não ser metódico é ser preguiçoso e ter o resultado merecido de uma pessoa assim.
Eu mando no geral algumas observações para meus clientes, um documento, com diversas coisas, e achei legal postar aqui, por que não visa só estética, visa também qualidade de vida e saúde como um todo. E mudam muito o resultado e a saúde.
Vou postar algumas aqui que me veem em mente de maneira rápida e objetiva:
Fonte: Nutricionista André Zuccaro