TUDO SOBRE DIETA E SUA EFICÁCIA
SABOTADORES A DIETA
Você faz tudo direitinho e não entende por que o ponteiro da balança não se mexe? Saiba que os sabotadores da sua dieta podem estar onde você menos imagina, portanto, aprenda a identificá-los.
1. Os acompanhamentos das saladas
Comer salada de entrada antes das principais refeições, ajuda a controlar a saciedade. Mas salada para comer à vontade, só se for de folhas. O perigo está nos incrementos como a batata (inclusive a palha), bacon, empanados, maionese, ketchup, croutons, azeitona, milho, ervilha e molhos adocicados.
2. Excesso de sal
Não basta controlar a quantidade de sal que você usa no preparo de suas refeições, pois muitas vezes ele vem camuflado. É o caso dos caldos em tablete, temperos prontos e molhos industrializados. O sal tem quase nada de calorias, mas o nosso organismo precisa diluí-lo. Portanto, quanto mais sal for ingerido, mais líquido nosso organismo irá armazenar, e este líquido pesa. Troque o sal por ervas naturais para dar mais sabor e aroma à sua refeição.
3. Mau humor e tristeza constante
A maioria das mulheres com depressão acaba tendo o apetite aumentado. Por isso, se você desconfia que sofre deste mal, procure ajuda médica. Se os sintomas forem leves, uma caminhada e um pouco de sol podem ajudar.
4. Intolerância a alguns alimentos
Se ao ingerir determinado alimento, você sente uma sensação de peso no estômago, isso pode ser um sinal de intolerância alimentar. Quando o nosso organismo digere mal a comida, cria anticorpos contra ela, e este processo engorda. Para descobrir o que lhe faz mal, anote tudo o que come e quando você sente incômodo no estômago, dor de cabeça, gases ou baixa de energia.
5. Sono
Dormir pelo menos 8 horas por noite é essencial para manter o equilíbrio hormonal e não engordar. A falta de sono leva à uma desregulação metabólica e ao aumento do estresse. Se você tem dificuldade para dormir, evite tomar café preto, chás escuros e bebidas com cola após 16h. Crie disciplina e defina um horário para dormir. Na ceia, coma uma banana ou leite morno, pois são ricos em triptofano que age como relaxante muscular facilitando a chegada do sono.