O profissional Nutricionista tem cada vez mais espaço no mercado de trabalho, devido a sua importância em vários segmentos do setor alimentício. Evidenciaremos a seguir a importância do profissional nutricionista no setor de Supermercados.
O controle de qualidade dos alimentos se refere a toda e qualquer ação que visa melhorar as boas práticas nos procedimentos de higiene e manipulação de alimentos para que o alimento fique livre de qualquer contaminação e seja um “Alimento Seguro”. Para que o alimento seja seguro é importante fiscalizar a qualidade dos alimentos em todas as etapas de produção, desde o abate ou colheita, passando pelo transporte, recebimento, armazenamento, processamento até a distribuição final ao consumidor.
Cabe ao profissional Nutricionista fiscalizar todas essas etapas se fixando as legislações vigentes que regulamentam estes padrões higiênico-sanitários, padrões estes que devem ser seguidos por todos estabelecimentos que comercializam alimentos seja ele, manipulando, transportando, fracionando ou distribuindo alimentos.
Veja responsabilidades do profissional Nutricionista na implantação do controle de qualidade, destacam-se:
- Capacitar os funcionários quanto aos hábitos de higiene e manipulação de alimentos;
- Fiscalizar fornecedores de matéria-prima;
- Monitorar as diferentes etapas de produção de alimentos, desde o recebimento, passando pelo armazenamento, preparo até a distribuição e reaproveitamento de sobras;
- Controle de validade dos alimentos;
- Supervisionar Acompanhar os procedimentos dos manipuladores (funcionários) para avaliar a conduta higiênico-sanitária;
- Descrever as etapas e procedimentos de limpeza dos utensílios, equipamentos e locais de trabalho, assim como a utilização de produtos de higiene e limpeza de boa procedência.
- Controlar temperatura dos alimentos e dos equipamentos.
- Manter padrão de qualidade dos produtos produzidos.
- Desenvolver novas receitas.
A presença do profissional Nutricionista e de extrema importância no controle de qualidade de um supermercado, visto que alimentos também podem provocar doenças (DTA) e em diversas situações essas doenças podem até levar a morte.